As crianças e adolescentes possuem necessidades nutricionais especificas, frente ao crescimento e desenvolvimento, condição que pode afetar diretamente o estado nutricional em diferentes momentos da vida das crianças e adolescentes, assim como os aspectos sociais, emocionais e cognitivos.
As crianças estão inseridas no contexto familiar, sendo portanto fundamental, que a alimentação da família seja saudável, consciente e que promova saúde para o pleno desenvolvimento e crescimento, sobre todos os aspectos bio-psico-social.
Os dados recentes chamam atenção para o aumento crescente do sobrepeso e obesidade infantil, e doenças associadas no Brasil e no Mundo. No Brasil, de acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.
O Dia Mundial de Combate à obesidade de 2021, abordou a campanha “Every Body Needs Everbody”, para aumentar a conscientização sobre a doença, melhorar o engajamento e a compreensão das causas profundas e das ações necessárias de combate, através da criação de um ambiente saudável, que priorize a obesidade como uma questão de saúde e chamando a atenção para politicas com o objetivo de construir sistemas de apoio para o futuro.
A obesidade tem origem multifatorial e resulta da associação de vários fatores complexos, que incluem condições biológicas, alimentação, genética, acesso aos cuidados de saúde, vida pré-natal, marketing dos alimentos, saúde mental, sono e estigma.
O ambiente alimentar vem sofrendo mudanças drásticas. Houve um aumento significativo do consumo de alimentos processados que são amplamente disponíveis, altamente calóricos, pobres em nutrientes, custo baixo e fortemente promovidos por diferentes meios de comunicação e com forte apelo para crianças e adolescentes. O sabor e as texturas presentes nos alimentos processados, associados com as atraentes embalagens e um marketing agressivo, estão associados a sistemas de controle do cérebro que aumentam o apetite, a motivação para o consumo e o valor da recompensa alimentar e podem resultar num aumento da ingestão alimentar.
Precisamos trabalhar juntos para combater as causas e criar um futuro mais saudável para as nossas crianças, adolescentes e futuros adultos.
Podem contar comigo nesta luta!!!
Quer agendar sua avaliação? clique aqui.
Para maiores informações, acessem o link da campanha oficial:
https://pt.worldobesityday.org/public#roots-listing
Agende o seu atendimento, através do box de contato abaixo ou entre em contato nas clínicas Gastrocamp ou Oncocamp.
Agende o seu atendimento, através do box de contato abaixo ou entre em contato nas clínicas Gastrocamp ou Oncocamp.
Desvende a Nutrição
Em breve, novos conteúdos sobre nutrição! Estamos desenvolvendo um curso completo na área de nutrição!!!
Quer desvendar a nutrição? Cadastre-se com seu e-mail e seja o primeiro a saber quando o curso estiver disponível!
Atendimento
Agende o seu atendimento, através do box de contato abaixo ou entre em contato nas clínicas Gastrocamp ou Oncocamp.
© Copyright 2024 Daniela Mônaco, Nutricionista Clínica – Desenvolvido por Alex Sacchi Design
Fale comigo!
CONSIDERANDO a situação de pandemia do COVID-19 e as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional (Lei 13.979/20 e Decreto 10.282/20);
CONSIDERANDO o disposto na Lei. 13.989/20, Resolução 1.643/02 do Conselho Federal de Medicina, art. 37, §1º da Resolução 2.217/18, e na Portaria 467/20 do Ministério da Saúde, que autorizam a prática da Telemedicina;
CONSINTO ser submetido a consulta à distância, com objetivo de receber atendimento, suporte assistencial e diagnóstico de doença por meio de tecnologia da informação e comunicação.
DECLARO, sob as penas da lei, que não realizarei a gravação da interação com o médico, sob as penas da lei, tampouco realizarei o encaminhamento de qualquer arquivo obtido no ato médico para terceiros.
DECLARO CIÊNCIA que não são todas as doenças que podem ser diagnosticadas em consulta à distância, sendo que, neste caso, os valores de consulta não serão devolvidos.
DECLARO CIÊNCIA de que em casos de emergência, não será possível a realização da consulta à distância, bem como se eventual normatização vier a impedir o prosseguimento desta modalidade de atendimento.
CONSINTO, para o ato médico, a realização do pagamento estipulado, sendo que tal pagamento será praticado antes do início do atendimento médico à distância.